Você está aqui: Página Inicial / Institucional / Notícias / Quase 300 mulheres devem ter câncer de mama no Tocantins em 2020, estima INCA

Quase 300 mulheres devem ter câncer de mama no Tocantins em 2020, estima INCA

por cmf publicado 09/10/2020 08h01, última modificação 09/10/2020 08h01
Para o triênio 2020/2022, a estimativa nacional é de 66.280 novos casos da doença.

O movimento é mundial e surgiu na década de 90, mas, no Brasil, as primeiras ações começaram em 2002. O Outubro Rosa é uma das principais campanhas em prol da saúde humana durante todo o ano, ainda mais porque conta com enorme adesão da sociedade, empresas, organizações e poderes públicos.

Mas há um bônus nisso: é uma campanha praticamente exclusiva para as mulheres e todos nós sabemos que o público feminino é o que mais cuida de si (e de todos os outros também).

Vamos aos dados

Contudo, informação e conscientização nunca é demais, ainda mais porque sempre há a necessidade de aumentar a adesão às consultas e exames preventivos. E os dados mostram isso: entre os anos de 2014 e 2018, o câncer de mama ocupou o primeiro lugar em óbitos de câncer entre as mulheres com uma taxa de 16,5%, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer - INCA.

Um pouco mais de números:

1. Salvos os casos de câncer de pele não melanoma, o de mama é mais incidente no público feminino no Brasil em todas as regiões do país (INCA) 2. Para o triênio 2020/2022, a estimativa nacional é de 66.280 novos casos (INCA) 3. Ainda de acordo com o INCA, também em 2020, o Tocantins deve registrar cerca de 290 casos de câncer de mama - pelo menos 30 deles em Palmas.

Foco no interior

Em Araguaína, a unidade de oncologia do Hospital Regional de Araguaína, gerida pela Oncoradium - consultas, quimioterapia e radioterapia, é responsável por atender as pacientes da região meio-norte do Estado.

De janeiro até agosto deste ano, o serviço realizou mais de 2.500 atendimentos - consultas, quimioterapias e outros tratamentos - somente para casos de câncer de mama. O número abrange novos casos e casos contínuos, quando um paciente recebe mais de um atendimento durante o tratamento.

Ariana Luz, médica oncologista da Oncoradium, centro especializado em tratamento contra o câncer e responsável pelos atendimentos ambulatoriais, quimioterapia e radioterapia do Hospital Regional de Araguaína, reforça a necessidade do comportamento preventivo das mulheres com relação à mamografia.

“O ideal é começar aos 40 anos, mas se houver histórico na família, recomenda-se a partir dos 35, com exames anuais. Mas a visita periódica à médica ou médico de confiança é fundamental. Se for descoberto logo no começo, as chances de cura do câncer de mama chegam a 95%”, afirma.