Você está aqui: Página Inicial / Institucional / Notícias / Instituto de meteorologia emite alerta de chuvas intensas para o Tocantins; confira

Instituto de meteorologia emite alerta de chuvas intensas para o Tocantins; confira

por cmf publicado 22/09/2020 09h02, última modificação 22/09/2020 09h02
Previsão do Inmet é de que as chuvas sejam acompanhadas de ventos fortes. Também deve chover em Rondônia, Mato Grosso e parte de Goiás.

Um alerta de chuvas intensas foi emitido nesta segunda-feira (21) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para grande parte do Tocantins. A previsão segue até esta terça-feira (22) e vale para o norte, sudeste, sul e oeste do Tocantins, além da região central.

Segundo o Inmet é esperado um volume de até 50 milímetros por dia, com ventos que podem variar de 40 a 60 km/h. Além do Tocantins, o alerta de chuvas fortes também vale para Rondônia, Mato Grosso e parte de Goiás.

O professor José Luiz Cabral, do Núcleo de Meteorologia da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), explica que o Tocantins está entrando no período de transição e as chuvas devem ficar mais frequentes.

"Essas chuvas são intensas pela possibilidade de ocorrer em forma de pancadas de chuvas. Estamos na transição e com a chegada oficial da primavera, a partir de amanhã, teremos mais chances e chuvas. Elas ficam mais frequentes", explicou.

Apesar da expectativa pela chegada do período chuvoso, para aliviar o calorão dos últimos dias, o alerta do Inmet serve justamente para que a população fique atenta aos riscos das chuvas intensas. Em Palmas, já são 115 dias sem chover.

Veja as recomendações:

Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Em caso de risco ou acidentes entre em contato com a Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).